Quando cada gota a mais soma pontos negativos, a tarefa de vencer a transpiração excessiva é imperiosa para ganhar conforto e renovar a autoestima. É uma tarefa difícil? Nem por isso! Com a orientação certa, vai conseguir superar os obstáculos que a hiperidrose lhe tem andado a colocar pelo caminho.
Mas… será apenas suor ou transpiração excessiva?
Bom, o suor é normal. É a resposta natural do corpo ao calor e ao stress, mas quando consegue ultrapassar as necessidades fisiológicas habituais e afetar sua qualidade de vida, eleva-se da condição normal de sudorese para o patamar da transpiração excessiva. Felizmente, existem maneiras de enfrentar essa condição, dos antitranspirantes aos tratamentos médicos avançados, sobre os quais falaremos mais adiante.
Importância da transpiração para o corpo humano
É claro que ninguém gosta de andar com as axilas molhadas, mas a verdade é que a transpiração é uma função natural do nosso corpo que desempenha um papel vital na regulação da temperatura interna, eliminação de toxinas e resíduos do corpo, contribuindo para a saúde da pele e equilíbrio interno.
Quem transpira mais, os homens ou as mulheres?
As mulheres possuem mais glândulas sudoríparas écrinas do que os homens, mas são os homens que transpiram mais porque as glândulas écrinas masculinas são mais ativas. No entanto, e independentemente do sexo, há pessoas que transpiram mais do que outras e dentro do grupo de pessoas que andam sempre suadas, há quem sofra de hiperidrose, ou seja, quem transpire mesmo em demasia. Esta enfermidade resulta de glândulas sudoríparas hiperativas que produzem até cinco vezes mais suor do que é normalmente necessário.
Quais são as causas da hiperidrose?
Embora variem de pessoa para pessoa, as causas mais comuns da transpiração excessiva, são:
- Condições médicas
Hipertireoidismo, menopausa, obesidade, diabetes, doenças cardíacas, infeções e distúrbios neurológicos, entre outras condições médicas, podem contribuir para a transpiração excessiva.
- Hereditariedade
A hiperidrose pode ser hereditária, pelo que se algum dos seus pais sofre desta condição é provável que venha a desenvolvê-la.
- Reações a medicamentos
Certos medicamentos, como antidepressivos, analgésicos e medicamentos para controlo da pressão arterial podem causar sudorese ou transpiração em excesso.
- Stress e ansiedade
Períodos de stress emocional, medo, ansiedade e nervosismo também podem desencadear o suor excessivo.
- Alimentação
Alimentos condimentados, café e álcool podem aumentar a sudorese em algumas pessoas.
- Tabagismo
O tabaco pode influenciar a função das glândulas sudoríparas.
A hiperidrose está associada a outras condições?
Sim, a hiperidrose está associada a outras condições, como psoríase e onicomicose, e aumenta o risco de doenças cutâneas como infeções fúngicas, bacterianas ou virais. O excesso de transpiração nas mãos também pode causar dor, pele ressequida e eczema.
Mais informações sobre hiperidrose? Clique aqui!
Quais são as consequências da transpiração excessiva?
Além do desconforto físico e das manchas nas roupas, a transpiração excessiva pode afetar a autoestima e confiança e transformar-se num obstáculo à vida social e profissional. Há pacientes que revelam angústia e ansiedade, particularmente em momentos de interação com outras pessoas, que são aqueles que desencadeiam mais transpiração localizada nas mãos e axilas e que, por sua vez, provocam ainda mais ansiedade, agravando o quadro de hiperidrose. É por isso que é importante procurar apoio e ajuda médica, até porque existem várias soluções para hiperidrose que devolvem o bem-estar e a felicidade.
Como controlar a transpiração excessiva?
Existem várias formas de controlar a transpiração excessiva e recuperar o conforto e a confiança perdida:
- Mantenha uma boa higiene corporal, tomando banhos regulares e usando sabonetes antibacterianos para prevenir o odor corporal associado à transpiração, e secando-se bem após o banho.
- Use antitranspirantes indicados para casos de hiperidrose.
- Tenha sempre à mão uma toalha ou lenço para secar o suor.
- Invista em calçado adequado e roupas leves, soltas e feitas de tecidos respiráveis, como algodão ou linho.
- Mude de roupa ao longo do dia, principalmente de meias e roupa interior e aproveitar os meses de calor para deixar os pés ao ar livre.
- Beba bastante água ao longo do dia para regular a temperatura corporal, garantir um bom funcionamento renal e uma transpiração leve e inodora.
- Evite alimentos picantes e bebidas com cafeína.
- Pratique exercícios de relaxamento, como meditação e yoga.
- Mantenha um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada, exercícios regulares e sono adequado, para promover o bem-estar geral.
Como acabar de vez com a transpiração excessiva?
As medidas de prevenção não foram eficazes? Então está na hora de consultar um dermatologista para acabar de vez com a transpiração abundante. O tratamento prescrito vai variar de acordo com os sintomas e resultados dos exames médicos, mas podemos adiantar desde já as soluções stop transpiração mais comuns:
- Antitranspirantes específicos para hiperidrose que, ao contrário dos desodorizantes comuns que diminuem o odor, mas não impedem a saída do suor, atuam diretamente na raiz do problema, contendo cerca de 20% da transpiração.
- Medicamentos anticolinérgicos com glicopirrolato e oxibutinina que bloqueiam as substâncias químicas que permitem que certos nervos comuniquem uns com os outros, reduzindo o suor do corpo.
- Iontoforese, uma tecnologia segura que com a ajuda de impulsos elétricos suaves estimula a pele afetada pelo suor excessivo, parando-o em poucos dias e durante vários meses.
- Toxina botulínica ou botox para paralisar as glândulas sudoríparas, sendo que depois do tratamento, o paciente deixa de produzir suor naquela região por 6 a 8 meses.
- Terapia com laser específico para destruir ou reduzir o tamanho das glândulas sudoríparas e diminuir a sudorese na área tratada, geralmente axilas, palmas das mãos, plantas dos pés ou outras zonas do corpo onde a transpiração excessiva é um problema.
- Simpatectomia, a única solução definitiva para transpiração em excesso, que consiste numa cirurgia simples em que é realizada a ablação do nervo simpático por videotoracoscopia, eliminando de vez o problema.
Agora que conhece as dicas para acabar com a transpiração excessiva e os principais tratamentos para hiperidrose, está a um passo de distância de se despedir dos momentos embaraçosos de suor e melhorar a sua autoestima e qualidade de vida.